SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Avaliação educacional em larga escala: performatividade e perversão da experiência educacionalA magia do vestibular: a produção da crença no "dom" entre os estudantes do IFSP índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

MIRANDA, Antonio Carlos. Indicadores na gestão universitária: uma metodologia de apoio. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.3, pp.629-642. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644413602.

O mote deste manuscrito é apresentar a construção e o uso de indicadores no processo de autoavaliação de uma universidade, como orientado pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes). O uso de indicadores possibilita auxiliar a gestão da informação na instância decisória da instituição, principalmente em tempos em que a produção da informação é abundante. Neste estudo, utilizaram-se dados da avaliação realizada pelo corpo discente entre 2008 e 2010 do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal). Os resultados mostraram que a produção de indicadores deve ter legitimidade técnica, política e que deve ser produzida coletivamente dentro da instituição, pois somente a partir de um processo que reúne informações e dados coletivos pode-se estimular a análise reflexiva das práticas em busca de melhorias em todos os níveis.

Palabras clave : Ensino Superior; Avaliação; Gestão.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )