SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Indicadores na gestão universitária: uma metodologia de apoioEnsino de Filosofia em espaços não formais: notas de uma experiência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

BANDERA, Nicolau Dela. A magia do vestibular: a produção da crença no "dom" entre os estudantes do IFSP. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.3, pp.643-654. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644417104.

Este artigo analisa os efeitos subjetivos e simbólicos produzidos entre os estudantes aprovados por um dos vestibulares mais concorridos na cidade de São Paulo, o vestibulinho para acesso ao ensino médio da Escola Técnica Federal. Um dos efeitos do vestibular, definido por Pierre Bourdieu (2008) enquanto um rito de instituição, refere-se à produção de um sentimento de eleição que confirma a crença no "dom" e legitima desigualdades sociais. Os estudantes aprovados pelo Vestibulinho da Federal cultivaram uma autoimagem como membros de um grupo de excelência, com um "carisma grupal" alicerçado no mérito escolar. A pesquisa possui como metodologia a realização e análise de entrevistas semiestruturadas com 21 jovens, selecionados a partir de um questionário aplicado a todos os estudantes do terceiro ano do ensino médio (total de 257 questionários).

Palabras clave : Vestibular; Ensino médio; Desigualdades sociais; IFSP.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )