SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3A magia do vestibular: a produção da crença no "dom" entre os estudantes do IFSPCompetência ética, atenção e educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

PINTO, Silmara Cristiane et al. Ensino de Filosofia em espaços não formais: notas de uma experiência. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.3, pp.655-667. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644415857.

Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados do projeto de extensão "Ensino de filosofia em espaços não formais", explicitando tanto os processos de sua execução em termos práticos quanto seus desdobramentos filosóficos. A ideia geral do projeto era criar um espaço dedicado às possibilidades de experiência com o filosofar, diferente daquele estabelecido em ambientes formais (instituição escolar). Devido às experiências anteriores que tivemos com o ensino de filosofia nas formalidades institucionais, procuramos transbordar esses espaços, convertendo o ensino tradicional em uma dimensão dialógica de aprendizagem e de criação de pensamento. Em síntese, a escrita deste texto permite que exploremos algumas implicações daquilo que projetamos e que doravante vivenciamos: nossa própria construção de sentido acerca do ensinar e do aprender filosofia e, sobretudo, do que significa pensar filosoficamente.

Palabras clave : Ensino de Filosofia; Signos; Experiência Filosófica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )