SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Ensino de Filosofia em espaços não formais: notas de uma experiênciaA escola não é "lugar de barriga" índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

RUIZ, Adriano Rodrigues. Competência ética, atenção e educação. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.3, pp.669-679. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/10.5902/1984644413140.

Este artigo relata a pesquisa bibliográfica sobre a competência ética em ambientes escolares. Partiu-se da concepção de ética como a sabedoria diante de situações cotidianas, na interação da pessoa com si própria e com o mundo. Considerou-se a orientação epistemológica como determinante das relações éticas e encaminhou-se a discussão a partir de dois eixos: um que entende ser o humano determinado pelo ambiente; e, o outro, que o concebe como construtor do mundo e de si próprio. Concluiu-se que a crença no poder do ambiente fomenta o espírito ético da padronização; enquanto isso, na perspectiva centrada na ação do sujeito, a competência ética surge como não pertencente aos conteúdos ensináveis, mas como algo que se aprende praticando: valorizando o olhar atento que busca ver e compreender o mundo.

Palabras clave : Competência Ética; Aprendizagem da Atenção; Orientação Epistemológica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )