SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Competência ética, atenção e educaçãoCorporeidade e ludicidade nas séries iniciais do ensino fundamental: crenças, dúvidas e possibilidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

ROHR, Denise Raquel  e  SCHWENGBER, Maria Simone Vione. A escola não é "lugar de barriga". Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.3, pp.681-694. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644413141.

A escola pública e a gravidez em jovens alunas são o tema central deste estudo, fruto da dissertação de mestrado Experiências escolares de meninas-mães da periferia de Ijuí-RS. Discutimos neste artigo a relação das escolas públicas com as alunas gestantes ou mães, a partir da fala das equipes diretivas acerca das ações que as escolas procuram desenvolver ao se depararem com os temas da sexualidade e da gravidez no seu cotidiano. Procuramos entender os limites e as possibilidades da escola ao defrontar-se com uma aluna gestante e da aluna ao perceber-se como uma gestante na escola. Quanto à escola, parece que é vista como um não lugar de barrigas, pois a gravidez de uma jovem aluna aponta para certo estranhamento, mesmo que invisível, entre a gestante e a escola.

Palavras-chave : Juventude; Gravidez; Gênero; Escolarização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )