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Educação UFSM

versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

FURLAN, Cássia Cristina  e  MULLER, Verônica Regina. O brincar e as relações de gênero: reflexões de crianças e docentes. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.3, pp.709-720. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644413728.

A pesquisa buscou analisar o que crianças e docentes pensavam a respeito do brincar e as questões de gênero. No total, participaram das intervenções com o jogo 18 crianças, sendo 10 meninos e 8 meninas, e 13 professoras, todos/as da cidade de Sarandi/PR. Os dizeres das crianças acerca das representações de gênero foram conseguidos a partir da aplicação do jogo Trilhas da Diversidade, dentro do Projeto Brincadeiras e, com as docentes, no ambiente escolar, utilizando-se do jogo, por meio da técnica de grupo focal. Partindo dos episódios, conversas e brincadeiras, compreendemos a diversidade de identidades e papéis que crianças e docentes constroem e assumem. Tanto em relação às crianças como às docentes, vários foram os momentos e situações em que o conflito se estabeleceu, advindo daí uma reflexão crítica.

Palavras-chave : Brincar; Gênero; Trilhas da Diversidade.

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