SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue1Signs of integral education (1960) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

COLOMBO, Enzo. Reflexividade e escrita. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.15-26. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644420690.

Este artigo pretende aprofundar a noção de reflexividade, aproximando o significado à experiência contemporânea. Ao contrário de reflexividade tradicional, equivalente à virtude e reflexividade moderna, equivalente à autorreflexão e diálogo interno, este artigo propõe a noção de "reflexividade construcionista" para evidenciar o processo recursivo de inclusão dos produtos sociais na facticidade da realidade. Na segunda parte, o artigo coloca em questão o conceito de "reflexividade construcionista" como um instrumento para a descrição da realidade social, com especial referência para a escrita sociológica. Finalmente, sugere três dimensões principais para desenvolver uma forma de escrita reflexiva construcionista: escuta, crítica e responsabilidade.

Keywords : Reflexividade; Escrita; Construção Social da Realidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )