SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1Os sinais da educação integral (1960) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

COLOMBO, Enzo. Reflexividade e escrita. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.15-26. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644420690.

Este artigo pretende aprofundar a noção de reflexividade, aproximando o significado à experiência contemporânea. Ao contrário de reflexividade tradicional, equivalente à virtude e reflexividade moderna, equivalente à autorreflexão e diálogo interno, este artigo propõe a noção de "reflexividade construcionista" para evidenciar o processo recursivo de inclusão dos produtos sociais na facticidade da realidade. Na segunda parte, o artigo coloca em questão o conceito de "reflexividade construcionista" como um instrumento para a descrição da realidade social, com especial referência para a escrita sociológica. Finalmente, sugere três dimensões principais para desenvolver uma forma de escrita reflexiva construcionista: escuta, crítica e responsabilidade.

Palabras clave : Reflexividade; Escrita; Construção Social da Realidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )