SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1Os sinais da educação integral (1960) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

COLOMBO, Enzo. Reflexividade e escrita. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.15-26. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644420690.

Este artigo pretende aprofundar a noção de reflexividade, aproximando o significado à experiência contemporânea. Ao contrário de reflexividade tradicional, equivalente à virtude e reflexividade moderna, equivalente à autorreflexão e diálogo interno, este artigo propõe a noção de "reflexividade construcionista" para evidenciar o processo recursivo de inclusão dos produtos sociais na facticidade da realidade. Na segunda parte, o artigo coloca em questão o conceito de "reflexividade construcionista" como um instrumento para a descrição da realidade social, com especial referência para a escrita sociológica. Finalmente, sugere três dimensões principais para desenvolver uma forma de escrita reflexiva construcionista: escuta, crítica e responsabilidade.

Palavras-chave : Reflexividade; Escrita; Construção Social da Realidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )