SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1Reflexividade e escritaContradições nas políticas educacionais: garantia de aprendizagem ou manutenção da exclusão? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

SOUZA, Edilson de. Os sinais da educação integral (1960). Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.27-39. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644417934.

Nesta tentativa de aproximar Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro trilhamos pela temática da educação integral, condição primordial para um projeto de emancipação social. Orientando-nos por uma "política de liberdade", fizemos com que esses dois intelectuais cruzassem novamente um o caminho do outro. Para nós, os resultados foram férteis, porque ao olharmos tanto para a trajetória quanto para seus projetos, conseguimos vislumbrar a possibilidade de uma sociedade autônoma alinhada a um projeto pensado por um, para atender a uma sociedade em pleno processo de crescimento, que ia deixando um lastro de pessoas desatendidas pela escola, e pelo outro, para resgatar o direito social, perdido ao longo da história republicana do pais.

Palabras clave : Escola Classe/Escola Parque; Anísio Teixeira; Darcy Ribeiro; Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs).

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )