SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue1Signs of integral education (1960)German school of Pelotas - 1923: school culture and Deutschtum author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

CATELLANE, Luci Vieira  and  ZIBETTI, Marli Lúcia Tonatto. Contradições nas políticas educacionais: garantia de aprendizagem ou manutenção da exclusão?. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.41-51. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644415470.

A partir de uma perspectiva crítica de psicologia e educação, a qual considera que as raízes históricas dos problemas educacionais são forjadas no bojo de uma sociedade desigual, este ensaio discute as contradições nas políticas educacionais em Rondônia, que propõem melhorar a qualidade do ensino, por meio de programas de correção de fluxo ou do encaminhamento dos estudantes para a EJA. As discussões foram construídas a partir de diferentes estudos que permitem problematizar as situações de inclusão/exclusão, à luz das políticas públicas implantadas nesse contexto, as quais indicam ausência de investimentos no sentido de melhorar o ensino de forma a garantir a apropriação dos conhecimentos para todos, em vez da adoção de medidas pontuais que não enfrentam a manutenção de processos de exclusão no interior das escolas.

Keywords : Políticas Educacionais; Ensino fundamental; Correção de Fluxo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )