SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1Os sinais da educação integral (1960)Collegio allemão de Pelotas-1923: cultura escolar e Deutschtum índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

CATELLANE, Luci Vieira  y  ZIBETTI, Marli Lúcia Tonatto. Contradições nas políticas educacionais: garantia de aprendizagem ou manutenção da exclusão?. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.41-51. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644415470.

A partir de uma perspectiva crítica de psicologia e educação, a qual considera que as raízes históricas dos problemas educacionais são forjadas no bojo de uma sociedade desigual, este ensaio discute as contradições nas políticas educacionais em Rondônia, que propõem melhorar a qualidade do ensino, por meio de programas de correção de fluxo ou do encaminhamento dos estudantes para a EJA. As discussões foram construídas a partir de diferentes estudos que permitem problematizar as situações de inclusão/exclusão, à luz das políticas públicas implantadas nesse contexto, as quais indicam ausência de investimentos no sentido de melhorar o ensino de forma a garantir a apropriação dos conhecimentos para todos, em vez da adoção de medidas pontuais que não enfrentam a manutenção de processos de exclusão no interior das escolas.

Palabras clave : Políticas Educacionais; Ensino fundamental; Correção de Fluxo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )