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Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

CATELLANE, Luci Vieira  e  ZIBETTI, Marli Lúcia Tonatto. Contradições nas políticas educacionais: garantia de aprendizagem ou manutenção da exclusão?. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.41-51. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644415470.

A partir de uma perspectiva crítica de psicologia e educação, a qual considera que as raízes históricas dos problemas educacionais são forjadas no bojo de uma sociedade desigual, este ensaio discute as contradições nas políticas educacionais em Rondônia, que propõem melhorar a qualidade do ensino, por meio de programas de correção de fluxo ou do encaminhamento dos estudantes para a EJA. As discussões foram construídas a partir de diferentes estudos que permitem problematizar as situações de inclusão/exclusão, à luz das políticas públicas implantadas nesse contexto, as quais indicam ausência de investimentos no sentido de melhorar o ensino de forma a garantir a apropriação dos conhecimentos para todos, em vez da adoção de medidas pontuais que não enfrentam a manutenção de processos de exclusão no interior das escolas.

Palavras-chave : Políticas Educacionais; Ensino fundamental; Correção de Fluxo.

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