SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue1Contraditions in educational politics: is it a garantee for learning or the remaining of exclusion?STEM Education Plan and the Relationships with the The Large Scale Assessment Policy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

FONSECA, Maria Angela Peter da  and  TAMBARA, Elomar Antonio Callegaro. Collegio allemão de Pelotas-1923: cultura escolar e Deutschtum. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.53-66. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644415989.

Neste artigo contemplam-se especificidades da cultura escolar em um colégio teuto-brasileiro urbano, na década de 1920, em Pelotas, Rio Grande do Sul. A pesquisa realizada de forma quanti-qualitativa, bibliográfica, documental e por meio de entrevista, privilegia um aspecto descritivo, cuja fonte principal é o Relatório Escolar do Collegio Allemão de Pelotas de 1923. Através da análise de cinco tabelas apreendem-se dados relevantes de práticas culturais, desenvolvidas por um corpo docente masculino e feminino, direcionadas a um corpo discente misto, de descendentes de teuto-brasileiros, com a elaboração de um currículo ministrado 60% em língua alemã, indicador da salvaguarda de um capital cultural denominado Deutschtum por meio da instituição escolar em tempos de Nacionalização do Ensino no Brasil, conjugando memória étnica com os valores emergentes da cidadania brasileira.

Keywords : Collegio Allemão de Pelotas; Relatório Escolar 1923; Cultura Escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )