SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1Contradições nas políticas educacionais: garantia de aprendizagem ou manutenção da exclusão?Educação para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática e as Relações com a Política de Avaliação em Larga Escala na Educação Básica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

FONSECA, Maria Angela Peter da  y  TAMBARA, Elomar Antonio Callegaro. Collegio allemão de Pelotas-1923: cultura escolar e Deutschtum. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.53-66. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644415989.

Neste artigo contemplam-se especificidades da cultura escolar em um colégio teuto-brasileiro urbano, na década de 1920, em Pelotas, Rio Grande do Sul. A pesquisa realizada de forma quanti-qualitativa, bibliográfica, documental e por meio de entrevista, privilegia um aspecto descritivo, cuja fonte principal é o Relatório Escolar do Collegio Allemão de Pelotas de 1923. Através da análise de cinco tabelas apreendem-se dados relevantes de práticas culturais, desenvolvidas por um corpo docente masculino e feminino, direcionadas a um corpo discente misto, de descendentes de teuto-brasileiros, com a elaboração de um currículo ministrado 60% em língua alemã, indicador da salvaguarda de um capital cultural denominado Deutschtum por meio da instituição escolar em tempos de Nacionalização do Ensino no Brasil, conjugando memória étnica com os valores emergentes da cidadania brasileira.

Palabras clave : Collegio Allemão de Pelotas; Relatório Escolar 1923; Cultura Escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )