SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue1German school of Pelotas - 1923: school culture and DeutschtumArchitect-professor: the option for teaching of architects urbanists of the state of Ceará author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

GESSER, Veronica  and  DIBELLO, Lilia. Educação para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática e as Relações com a Política de Avaliação em Larga Escala na Educação Básica. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.81-93. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644418173.

Neste artigo tivemos a intenção de caracterizar as relações existentes entre o Plano STEM estadunidense e as políticas de avaliação para a Educação Básica no Estado da Flórida. Trata-se, portanto, de uma pesquisa cujos dados foram coletados nos documentos oficiais dos Estados Unidos e do Estado da Florida disponíveis online. Empregamos a análise de conteúdo como técnica no sentido de caracterizar o nível de correspondência, influencias e de relações entre os documentos oficiais de ambas as entidades. As relações que observamos por meio dos termos padronização, mensuração, treinamento, modelos, habilidades, áreas prioritárias, desempenho/progresso e desenvolvimento/crescimento profissional, neste caso, é o de alinhamento, de nivelamento de valores, de imaginários e de verdades determinadas por interesses de alguém ou de determinados grupos hegemônicos e que estão sendo legitimados pelo Estado.

Keywords : Educação para STEM; Avaliação Educacional; Currículo; Políticas Publicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )