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Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

GESSER, Veronica  y  DIBELLO, Lilia. Educação para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática e as Relações com a Política de Avaliação em Larga Escala na Educação Básica. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.81-93. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644418173.

Neste artigo tivemos a intenção de caracterizar as relações existentes entre o Plano STEM estadunidense e as políticas de avaliação para a Educação Básica no Estado da Flórida. Trata-se, portanto, de uma pesquisa cujos dados foram coletados nos documentos oficiais dos Estados Unidos e do Estado da Florida disponíveis online. Empregamos a análise de conteúdo como técnica no sentido de caracterizar o nível de correspondência, influencias e de relações entre os documentos oficiais de ambas as entidades. As relações que observamos por meio dos termos padronização, mensuração, treinamento, modelos, habilidades, áreas prioritárias, desempenho/progresso e desenvolvimento/crescimento profissional, neste caso, é o de alinhamento, de nivelamento de valores, de imaginários e de verdades determinadas por interesses de alguém ou de determinados grupos hegemônicos e que estão sendo legitimados pelo Estado.

Palabras clave : Educação para STEM; Avaliação Educacional; Currículo; Políticas Publicas.

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