SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1Educação para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática e as Relações com a Política de Avaliação em Larga Escala na Educação BásicaQualificação e formação docente: a interdisciplinaridade nas reuniões por área na politecnia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

ALCANTARA, Cláudia Sales; LIMA, Maria Socorro Lucena  y  SALES, José Albio Moreira. O arquiteto-professor: a opção pela docência dos arquitetos urbanistas do estado Ceará. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.95-106. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644415165.

As discussões sobre a profissão docente são retratadas de maneiras diversas e nos mais variados contextos, este artigo tem por objetivo abordá-la com o intuito de compreender como foi construída a(s) identidade(s) dos professores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo do estado do Ceará. Tornar-se professor envolve um complexo processo de apoderação que implica muitos fatores, tais como a vida individual de cada sujeito e a história das suas práticas educativas. Sabendo disto perguntamos a 06 (seis) professores das diferentes instituições de ensino superior existentes no Estado do Ceará porque eles fizeram a opção pela docência. Percebemos pelos relatos que tornar-se professor de arquitetura e urbanismo envolve um complexo processo tais como, a estabilidade financeira, a vocação e realização pessoal.

Palabras clave : Profissão Docente; Formação de Professores; Arquitetura e Urbanismo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )