SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1O arquiteto-professor: a opção pela docência dos arquitetos urbanistas do estado CearáA significação da pedagogia: discursos de professores formadores e epistemologias em fluxo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

BEDIN, Everton  y  PINO, José Claudio Del. Qualificação e formação docente: a interdisciplinaridade nas reuniões por área na politecnia. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.107-119. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644416165.

Este artigo tem por intuito apresentar, por meio de uma pesquisa etnográfica de cunho qualitativo, via uso da observação e de diário de bordo, como as reuniões por área de conhecimento entre os professores do Ensino Médio na politecnia podem favorecer a interdisciplinaridade, a qualificação e a valorização docente, a fim de maximizar o processo ensino-aprendizagem e minimizar os índices de repetência e evasão na educação básica do estado gaúcho. Averiguou-se que a ideia da interdisciplinaridade não pode ficar restrita a um processo interno às respectivas áreas, mas entre os componentes curriculares de outras ciências, tratando-se de um processo que instiga a investigação crítica e coletiva; um modo de reelaborar a metodologia para que o educando possa entender as diferentes ramificações do conhecimento como pressupostos aos eixos da politecnia.

Palabras clave : Formação Docente; Interdisciplinaridade; Ensino Politécnico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )