SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue1Qualification and teachers training: interdisciplinarity in the meetings per area in polytechnicBy an awakened and network educational science author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. A significação da pedagogia: discursos de professores formadores e epistemologias em fluxo. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.121-133. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644415842.

Trata-se de um artigo que apresenta reflexões em torno dos resultados de uma pesquisa de campo cujo objetivo consistiu em compreender como professores que atuam como formadores de pedagogos em uma Universidade Pública brasileira atribuem significados epistemológicos à Pedagogia. O processo metodológico se definiu pela realização de entrevistas semi-estruturadas com 10 (dez) professores formadores que ministravam disciplinas de Fundamentação da Educação no curso de Pedagogia e pela análise dialógica do discurso (abordagem bakhtiniana) em interação com aportes analíticos providos pela Teoria das Representações Sociais. Aborda-se que a Pedagogia está inserida no campo de significações acerca do conhecimento pedagógico, do próprio curso e da identidade profissional do pedagogo, bem como representações resultantes do processo de significação que foram identificadas no discurso dos professores formadores e os modos de incidência das mesmas na construção das perspectivas de ensino que orientam a sua ação docente.

Keywords : Pedagogia; Significação; Discurso; Professor Formador.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )