SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1Qualificação e formação docente: a interdisciplinaridade nas reuniões por área na politecniaPor una conciencia educativa en red índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. A significação da pedagogia: discursos de professores formadores e epistemologias em fluxo. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.121-133. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644415842.

Trata-se de um artigo que apresenta reflexões em torno dos resultados de uma pesquisa de campo cujo objetivo consistiu em compreender como professores que atuam como formadores de pedagogos em uma Universidade Pública brasileira atribuem significados epistemológicos à Pedagogia. O processo metodológico se definiu pela realização de entrevistas semi-estruturadas com 10 (dez) professores formadores que ministravam disciplinas de Fundamentação da Educação no curso de Pedagogia e pela análise dialógica do discurso (abordagem bakhtiniana) em interação com aportes analíticos providos pela Teoria das Representações Sociais. Aborda-se que a Pedagogia está inserida no campo de significações acerca do conhecimento pedagógico, do próprio curso e da identidade profissional do pedagogo, bem como representações resultantes do processo de significação que foram identificadas no discurso dos professores formadores e os modos de incidência das mesmas na construção das perspectivas de ensino que orientam a sua ação docente.

Palabras clave : Pedagogia; Significação; Discurso; Professor Formador.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )