SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1Por una conciencia educativa en redA educação ambiental no cotidiano escolar: problematizando os espaçostempos de formação como processos de criação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

TRINDADE, Lorena Ladico  y  REZENDE, Paula Cristina Medeiros. Luz, câmera e educAÇÃO: o cinema em contextos educacionais. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.145-157. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644417378.

Este trabalho busca uma interlocução com a produção científica, publicada nos últimos dez anos, circunscrita à temática: cinema, infância, educação e psicologia, procurando elucidar o modo como os profissionais que trabalham com crianças têm articulado o cinema como estratégia de intervenção. Em um total de sessenta e dois artigos levantados, verificou-se que contemplavam parcialmente a temática investigada e que nenhum deles tratava do "fazer cinema" como ação fundamental em projetos educacionais para a infância. Assim, foram selecionados para análise dois desses trabalhos, por caracterizarem intervenção e utilizarem o cinema como estruturante de oficinas. Concluímos que o cinema parece estar fora de cena quando se trata de seu uso como disparador de processos emancipatórios como um elemento que engendra movimentos de desnaturalização de papéis dados socialmente e como elemento que provoca o questionamento de nossas suposições.

Palabras clave : Cinema; Infância; Psicologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )