SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1Luz, câmera e educAÇÃO: o cinema em contextos educacionaisJuventude e ensino médio: os processos de afastamento da escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

VIEIRAS, Rosinei Ronconi  e  TRISTAO, Martha. A educação ambiental no cotidiano escolar: problematizando os espaçostempos de formação como processos de criação. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.159-170. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644416129.

O presente estudo tem como foco a educação ambiental produzida/tecida no cotidiano escolar. Apresenta, como um dos objetivos principais, a problematização do processo formativo da educação ambiental e das práticas realizadas pelos sujeitos do cotidiano escolar. Envolve-se metodologicamente com a proposta da cartografia e pressupostos do cotidiano, buscando evidenciar e compreender as narrativas e práticas presentes em duas escolas públicas do noroeste do estado do Espírito Santo. Parte do pressuposto de que toda pesquisa também é uma aposta política. Este estudo se envereda pelo reconhecimento de que, na complexidade cotidiana escolar, estão presentes práticas ambientais que podem ser potencializadas para, assim, contribuírem com novas formas de ser e de estar no mundo. Considera, também, não ser interessante realizar prescrições sobre formas de atuação em determinada realidade, mas sim, imprescindível e urgente repensar e potencializar os processos formativos com os sujeitos envolvidos.

Palavras-chave : Educação Ambiental; Cotidiano Escolar; Processos Formativos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )