SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue1Environmental education in school everyday: problematizing spacetimes of the formation process of creationAs dimensões da Educação do Campo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

SALVA, Sueli; RAMOS, Ethiana Sarachin  and  RAMOS, Nara Vieira. Juventude e ensino médio: os processos de afastamento da escola. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.171-182. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644413957.

Este artigo discute alguns dados da pesquisa "Culturas Juvenis e Formação Educacional: um estudo com jovens estudantes das escolas públicas de Santa Maria que se afastam dos processos formativos" a qual teve como objetivo compreender o processo de afastamento de jovens estudantes da escola. A pesquisa quantitativa e qualitativa de caráter etnográfico utilizou diferentes técnicas para a produção dos dados: questionário, observação, entrevista, grupos de discussão e análise documental. Os fatores que colaboram para o afastamento dos/as jovens são inúmeros, neste artigo vamos nos deter em alguns: falta de diálogo entre a escola e as culturas juvenis; negligência da importância da atividade intelectual para os estudantes produzindo mais uma forma de exclusão; conteúdos que não atendem as necessidades desses/as jovens estudantes.

Keywords : Ensino Médio; Processos de Afastamento; Exclusão Cognitiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )