SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1A educação ambiental no cotidiano escolar: problematizando os espaçostempos de formação como processos de criaçãoAs dimensões da Educação do Campo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

SALVA, Sueli; RAMOS, Ethiana Sarachin  y  RAMOS, Nara Vieira. Juventude e ensino médio: os processos de afastamento da escola. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.171-182. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644413957.

Este artigo discute alguns dados da pesquisa "Culturas Juvenis e Formação Educacional: um estudo com jovens estudantes das escolas públicas de Santa Maria que se afastam dos processos formativos" a qual teve como objetivo compreender o processo de afastamento de jovens estudantes da escola. A pesquisa quantitativa e qualitativa de caráter etnográfico utilizou diferentes técnicas para a produção dos dados: questionário, observação, entrevista, grupos de discussão e análise documental. Os fatores que colaboram para o afastamento dos/as jovens são inúmeros, neste artigo vamos nos deter em alguns: falta de diálogo entre a escola e as culturas juvenis; negligência da importância da atividade intelectual para os estudantes produzindo mais uma forma de exclusão; conteúdos que não atendem as necessidades desses/as jovens estudantes.

Palabras clave : Ensino Médio; Processos de Afastamento; Exclusão Cognitiva.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )