SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1Juventude e ensino médio: os processos de afastamento da escolaInclusão escolar: Atendimento Educacional Especializado, expertise e normalização índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

CHAMON, Edna Maria Querido de Oliveira. As dimensões da Educação do Campo. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.183-195. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644417979.

A Educação do Campo, como parte de um projeto contra-hegemônico de sociedade, vai além de sua versão escolarizada, colocando-se na contramão da lógica capitalista. Sua proposta incorpora as dimensões política, social e cultural, além da própria dimensão pedagógica. Este artigo discute três dessas dimensões: epistemológica, sociológica e formativa, e as articulações entre elas. Em sua dimensão epistemológica, a Educação do Campo contesta a instrumentalização capitalista da ciência; no plano sociológico, opõe-se à exclusão da cultura e do conhecimento dos sujeitos do campo imposta dissimuladamente pela classe dominante; e, do ponto de vista da formação, afirma o trabalho como princípio educativo. Ela sustenta o direito dos povos do campo a pensar e a definir a educação a partir de seu lugar, de sua cultura e de suas necessidades.

Palabras clave : Educação do Campo; Formação e Trabalho; Discurso Educacional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )