SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue1As dimensões da Educação do CampoThe role of the academic library in the inclusion of students with disabilities in higher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

GRAFF, Patrícia  and  MEDEIROS, Daniela. Inclusão escolar: Atendimento Educacional Especializado, expertise e normalização. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.197-208. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644414450.

Este estudo busca tensionar as balizas que instituem o Atendimento Educacional Especializado (AEE) - no cenário da educação inclusiva - como serviço que re/direciona práticas pedagógicas. Direcionamos o nosso olhar para este atendimento apoiadas em um referencial pós-estruturalista - Nikolas Rose e Michel Foucault -, partindo do pressuposto de que o professor de AEE, na condição de profissional especializado, empreende esforços para diminuir os riscos e normalizar os sujeitos. Assim, organizamos o estudo em três momentos: A escola Contemporânea e o contexto inclusivo, Atendimento Educacional Especializado como expertise normalizadora e Triar e intervir: tarefas do professor de AEE. Inferimos que, constituindo-se como expertise, cabe a este profissional aproximar os sujeitos inclusivos da normalidade, investindo esforços em ações específicas e determinadas para cada sujeito, com vistas a produção de subjetividades cada vez mais inclusivas.

Keywords : Atendimento Educacional Especializado; Expertise; Inclusão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )