SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1As dimensões da Educação do CampoO papel da biblioteca universitária na inclusão de alunos com deficiência no ensino superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

GRAFF, Patrícia  y  MEDEIROS, Daniela. Inclusão escolar: Atendimento Educacional Especializado, expertise e normalização. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.197-208. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644414450.

Este estudo busca tensionar as balizas que instituem o Atendimento Educacional Especializado (AEE) - no cenário da educação inclusiva - como serviço que re/direciona práticas pedagógicas. Direcionamos o nosso olhar para este atendimento apoiadas em um referencial pós-estruturalista - Nikolas Rose e Michel Foucault -, partindo do pressuposto de que o professor de AEE, na condição de profissional especializado, empreende esforços para diminuir os riscos e normalizar os sujeitos. Assim, organizamos o estudo em três momentos: A escola Contemporânea e o contexto inclusivo, Atendimento Educacional Especializado como expertise normalizadora e Triar e intervir: tarefas do professor de AEE. Inferimos que, constituindo-se como expertise, cabe a este profissional aproximar os sujeitos inclusivos da normalidade, investindo esforços em ações específicas e determinadas para cada sujeito, com vistas a produção de subjetividades cada vez mais inclusivas.

Palabras clave : Atendimento Educacional Especializado; Expertise; Inclusão.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )