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Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

GRAFF, Patrícia  e  MEDEIROS, Daniela. Inclusão escolar: Atendimento Educacional Especializado, expertise e normalização. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.197-208. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644414450.

Este estudo busca tensionar as balizas que instituem o Atendimento Educacional Especializado (AEE) - no cenário da educação inclusiva - como serviço que re/direciona práticas pedagógicas. Direcionamos o nosso olhar para este atendimento apoiadas em um referencial pós-estruturalista - Nikolas Rose e Michel Foucault -, partindo do pressuposto de que o professor de AEE, na condição de profissional especializado, empreende esforços para diminuir os riscos e normalizar os sujeitos. Assim, organizamos o estudo em três momentos: A escola Contemporânea e o contexto inclusivo, Atendimento Educacional Especializado como expertise normalizadora e Triar e intervir: tarefas do professor de AEE. Inferimos que, constituindo-se como expertise, cabe a este profissional aproximar os sujeitos inclusivos da normalidade, investindo esforços em ações específicas e determinadas para cada sujeito, com vistas a produção de subjetividades cada vez mais inclusivas.

Palavras-chave : Atendimento Educacional Especializado; Expertise; Inclusão.

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