SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue1School inclusion: specialized educational service, expertise and normalizationMeetings, minutes and pedagogical practices: the new school conceptions of teachers at Grupo Escolar Manuel Luís author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

STROPARO, Eliane Maria  and  MOREIRA, Laura Ceretta. O papel da biblioteca universitária na inclusão de alunos com deficiência no ensino superior. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.209-222. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644417430.

Apresenta reflexões sobre a educação como um direito de todos e a relevância das bibliotecas universitárias na inclusão dos alunos com deficiência no ensino superior. Visa analisar a educação inclusiva no ensino superior e compreender os processos pelos quais se articula com as bibliotecas universitárias. A pesquisa baseou-se em referencial teórico com enfoque crítico-descritivo. A coleta de dados foi efetuada por meio de observações em 10 bibliotecas, e entrevistas semiestruturadas com os bibliotecários do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Paraná (SiBi/UFPR) e 17 alunos com deficiência matriculados na UFPR. A análise dos dados fundamentou-se na análise de conteúdos. Evidencia-se a necessidade da implantação de política institucional inclusiva para erradicação de barreiras e favorecimento no acesso e permanência com sucesso de alunos com deficiência no ensino superior.

Keywords : Educação Especial; Políticas Inclusivas; Acessibilidade; Biblioteca Universitária.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )