SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1O papel da biblioteca universitária na inclusão de alunos com deficiência no ensino superiorEducação Física na escola e a afetividade: a construção do autorrespeito índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

LIMA, Solyane Silveira  y  CABRAL, Anne Emilie Souza. Reuniões, atas e práticas pedagógicas: as concepções escolanovistas das professoras do Grupo Escolar Manuel Luís. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.223-236. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644417624.

Nas primeiras décadas do século passado foram difundidas no contexto educacional brasileiro as ideias da Escola Nova, que chegaram através dos intelectuais que iam estudar no exterior e traziam essas concepções para o Brasil. Essas percepções foram apropriadas por docentes das instituições escolares. Diante disso, este trabalho busca analisar as concepções das professoras do Grupo Escolar Manuel Luís, localizado no Estado de Sergipe, instituição criada no ano de 1924 e que tinha a finalidade de formar as crianças da capital. Primeiramente, faremos um panorama do contexto educacional e sergipano e, em seguida, demonstraremos os principais discursos presentes nas Reuniões Pedagógicas realizadas no Grupo Escolar. Por fim, através da análise das atas, constatamos que as professoras se apropriaram de alguns conceitos da Escola Nova, desenvolvendo assim uma prática escolar pautada nesse pressuposto.

Palabras clave : Reunião; Escola Nova; Grupo Escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )