SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue1Meetings, minutes and pedagogical practices: the new school conceptions of teachers at Grupo Escolar Manuel LuísSchools among polish immigrants in Rio Grande do Sul and the Nationalization of Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

CONTI, Luana Cristine Franzini de  and  PALMA, Ângela Pereira Teixeira Victória. Educação Física na escola e a afetividade: a construção do autorrespeito. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.237-249. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644414526.

No debate educacional atual, a preocupação com os aspectos afetivos nas aulas tem sido um dos temas recorrentes. Neste artigo, nosso objetivo foi apresentar estudos que explicitam pressupostos teóricos construtivistas em relação ao desenvolvimento da afetividade de estudantes, buscando tecer relações entre eles e suas contribuições na construção da afetividade em aulas de Educação Física. Para tanto, utilizamos como recurso metodológico a pesquisa bibliográfica. Concluímos que pelo ensino de alguns conteúdos da disciplina há várias possibilidades de favorecer o desenvolvimento do autorrespeito, a partir do resgate e problematização das virtudes morais, a fim de que os alunos tomem consciência das representações que têm de si e do grupo, dos projetos de vida que elegem e possam construir representações nas quais as virtudes morais ocupem um lugar central em sua identidade.

Keywords : Educação Física; Desenvolvimento Moral; Afetividade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )