SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1Reuniões, atas e práticas pedagógicas: as concepções escolanovistas das professoras do Grupo Escolar Manuel LuísEscolas entre imigrantes poloneses no Rio Grande do Sul e a Nacionalização do Ensino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

CONTI, Luana Cristine Franzini de  e  PALMA, Ângela Pereira Teixeira Victória. Educação Física na escola e a afetividade: a construção do autorrespeito. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.237-249. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644414526.

No debate educacional atual, a preocupação com os aspectos afetivos nas aulas tem sido um dos temas recorrentes. Neste artigo, nosso objetivo foi apresentar estudos que explicitam pressupostos teóricos construtivistas em relação ao desenvolvimento da afetividade de estudantes, buscando tecer relações entre eles e suas contribuições na construção da afetividade em aulas de Educação Física. Para tanto, utilizamos como recurso metodológico a pesquisa bibliográfica. Concluímos que pelo ensino de alguns conteúdos da disciplina há várias possibilidades de favorecer o desenvolvimento do autorrespeito, a partir do resgate e problematização das virtudes morais, a fim de que os alunos tomem consciência das representações que têm de si e do grupo, dos projetos de vida que elegem e possam construir representações nas quais as virtudes morais ocupem um lugar central em sua identidade.

Palavras-chave : Educação Física; Desenvolvimento Moral; Afetividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )