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Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

MALIKOSKI, Adriano  y  KREUTZ, Lúcio. Escolas entre imigrantes poloneses no Rio Grande do Sul e a Nacionalização do Ensino. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.-. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644413868.

O presente texto tem por objetivo apresentar resultados de pesquisa sobre as escolas étnicas dos imigrantes poloneses no Rio Grande do Sul, de 1890 até a Nacionalização da Educação em 1938. Até 1938 havia 106 escolas étnicas polonesas em funcionamento nesse estado, das quais muitas possuíam ensino bilíngue em português e polonês. O material didático utilizado era em língua polonesa e portuguesa, com destaque para textos que retratavam a cultura polonesa e sua adaptação ao contexto dos núcleos coloniais. A História Cultural, como leitura do objeto de pesquisa, tem como metodologia uma abordagem reflexiva-analítica de diferentes fontes, tais como documentos, bibliografia e a História Oral em suas tramas na construção de uma narrativa.

Palabras clave : Imigração Polonesa; Escolas Étnicas Polonesas; Nacionalização do Ensino.

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