SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue2Curricular area of construction in the process of teacher education and relations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

MESQUITA, Isabel; BATISTA, Paula Fazendeiro  and  VOZNIAK, Luciano. A Identidade Profissional em análise: um estudo de revisão sistemática da literatura. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.281-296. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644417131.

Este é estudo de revisão sistemática da literatura, cujo objetivo foi cartografar a investigação em língua portuguesa de 2003 a 2013, no campo da identidade e identidade profissional. A pesquisa foi efetuada em revistas categorizadas na Qualis na área da educação, num total de 30 revistas, utilizando os termos "Identidade" e "Identidade Profissional". Os resultados evidenciaram que os estudos tiveram um incremento, principalmente a partir do ano de 2007 e no âmbito da docência, recorrendo predominantemente a metodologias qualitativas. A identidade surge como um construto de natureza dinâmica, que se transforma em resultado das experiências pesssoais, formativas e profissionais.

Keywords : Revisão Sistemática da Literatura; Identidade; Identidade Profissional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )