SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2(Re)configuração curricular no processo de formação de professores e suas relações índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

MESQUITA, Isabel; BATISTA, Paula Fazendeiro  y  VOZNIAK, Luciano. A Identidade Profissional em análise: um estudo de revisão sistemática da literatura. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.281-296. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644417131.

Este é estudo de revisão sistemática da literatura, cujo objetivo foi cartografar a investigação em língua portuguesa de 2003 a 2013, no campo da identidade e identidade profissional. A pesquisa foi efetuada em revistas categorizadas na Qualis na área da educação, num total de 30 revistas, utilizando os termos "Identidade" e "Identidade Profissional". Os resultados evidenciaram que os estudos tiveram um incremento, principalmente a partir do ano de 2007 e no âmbito da docência, recorrendo predominantemente a metodologias qualitativas. A identidade surge como um construto de natureza dinâmica, que se transforma em resultado das experiências pesssoais, formativas e profissionais.

Palabras clave : Revisão Sistemática da Literatura; Identidade; Identidade Profissional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )