SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue2Professional identity in analysis: a sistematic review of the literatureDropout in the licentiates to teaching undergraduate courses of Federal Universities: between inclination and competency author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

MACHADO, Liliane Campos. (Re)configuração curricular no processo de formação de professores e suas relações. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.297-309. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644415079.

Esse artigo resulta de uma investigação cujo objeto de pesquisa é o currículo e a formação de professores. Enfocamos algumas reflexões sobre um currículo para a formação de professores por acreditarmos que esta é um espaço para a construção curricular. A questão norteadora desse trabalho de pesquisa foi "Como o processo de formação de professores e suas relações produzem determinadas configurações de currículos?". Objetivamos com esse estudo investigar a formação de professores, inclusive ou também como um espaço de construção curricular. Privilegiou- se a abordagem qualitativa na perspectiva histórico-cultural. O estudo evidenciou que o desenvolvimento curricular está diretamente relacionado ao desenvolvimento da formação do professor no que se refere aos saberes e às práticas.

Keywords : Formação de Professores; Profissão e Profissionalidade; Currículo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )