SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2A Identidade Profissional em análise: um estudo de revisão sistemática da literaturaEvasão nas Licenciaturas das Universidades Federais: entre a apetência e a competência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

MACHADO, Liliane Campos. (Re)configuração curricular no processo de formação de professores e suas relações. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.297-309. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644415079.

Esse artigo resulta de uma investigação cujo objeto de pesquisa é o currículo e a formação de professores. Enfocamos algumas reflexões sobre um currículo para a formação de professores por acreditarmos que esta é um espaço para a construção curricular. A questão norteadora desse trabalho de pesquisa foi "Como o processo de formação de professores e suas relações produzem determinadas configurações de currículos?". Objetivamos com esse estudo investigar a formação de professores, inclusive ou também como um espaço de construção curricular. Privilegiou- se a abordagem qualitativa na perspectiva histórico-cultural. O estudo evidenciou que o desenvolvimento curricular está diretamente relacionado ao desenvolvimento da formação do professor no que se refere aos saberes e às práticas.

Palabras clave : Formação de Professores; Profissão e Profissionalidade; Currículo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )