SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2(Re)configuração curricular no processo de formação de professores e suas relaçõesO cidadão e a sua formação no Brasil atual: os papéis do Estado e do professor índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

SANTANA, Otacilio Antunes. Evasão nas Licenciaturas das Universidades Federais: entre a apetência e a competência. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.311-328. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644415470.

A evasão de alunos nos cursos superiores se tornou uma temática recorrente a partir da transição de uma educação de elite para uma educação de massas. Os objetivos deste trabalho foram: i) analisar o principal momento de evasão nos cursos de licenciatura das Universidades Federais; e ii) avaliar o discurso dos alunos no início do curso, no momento da evasão, e no final do curso para aqueles que permaneceram. O trabalho seguiu dois métodos de coleta de dados: quantitativo e qualitativo; e as análises estatísticas e compreensiva (discursiva). O momento da evasão foi marcado pela redução da potência de agir pelos alunos, principalmente na metade do percurso acadêmico.

Palabras clave : Potência de Agir; Entrevista Compreensiva; Nuvem de Palavras.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )