Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação UFSM
versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444
Resumo
NABAES, Thaís de Oliveira. Formação cultural e sociedade de consumo: apontamentos oriundos de uma pesquisa-ação. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.343-357. ISSN 1984-6444. https://doi.org/10.5902/1984644413868.
Visando problematizar aspectos das sociedades hodiernas no que diz respeito aos seus processos de formação cultural, o presente texto apresenta considerações oriundas de uma pesquisa-ação, que teve como referencial principal a Teoria Crítica de matriz frankfurtiana. As manifestações musicais de um grupo de alfabetizandos foram escolhidas como um recorte da realidade social, a fim de discutir fenômenos de consumo e descartabilidade de bens, em especial os culturais. No contexto do trabalho de campo, as categorias emergentes possibilitaram uma ampla discussão sobre elementos envolvidos nos processos de formação cultural nas sociedades marcadas pelo signo do consumo.
Palavras-chave : Educação; Formação Cultural; Sociedade de Consumo.