SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue2Cultural formation and consumption society: notes arising from an action researchThe capital of the crisis and the relationship with brazilian education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

GIVIGI, Rosana Carla do Nascimento et al. O trabalho colaborativo na escola: o uso da tecnologia assistiva. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.359-373. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644419467.

Neste trabalho se discute o processo de escolarização dos sujeitos com deficiência a partir de ações-intervenções realizadas na escola, possibilitadas pelo trabalho colaborativo. Objetivou-se descrever as ações respaldadas na Política da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva e como estas impulsionaram o processo educacional dos sujeitos com deficiência. Dessa forma, sustentou-se metodologicamente na pesquisa-ação sob perspectiva crítico-colaborativa. Participaram da pesquisa cinco escolas da rede pública regular que possuíam matriculados sujeitos com deficiência. Como resultados, destaca-se o acesso a um currículo mais inclusivo mediante a adaptação de diversos recursos pedagógicos através da implementação da Tecnologia Assistiva. Dessa forma, mostrou-se a necessidade de reorientar as práticas vigentes e buscar novos subsídios que possibilitem delinear uma escola verdadeiramente inclusiva.

Keywords : Trabalho Colaborativo; Tecnologia Assistiva; Educação inclusiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )