SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2Formação cultural e sociedade de consumo: apontamentos oriundos de uma pesquisa-açãoA crise do capital e a relação com a educação brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

GIVIGI, Rosana Carla do Nascimento et al. O trabalho colaborativo na escola: o uso da tecnologia assistiva. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.359-373. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644419467.

Neste trabalho se discute o processo de escolarização dos sujeitos com deficiência a partir de ações-intervenções realizadas na escola, possibilitadas pelo trabalho colaborativo. Objetivou-se descrever as ações respaldadas na Política da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva e como estas impulsionaram o processo educacional dos sujeitos com deficiência. Dessa forma, sustentou-se metodologicamente na pesquisa-ação sob perspectiva crítico-colaborativa. Participaram da pesquisa cinco escolas da rede pública regular que possuíam matriculados sujeitos com deficiência. Como resultados, destaca-se o acesso a um currículo mais inclusivo mediante a adaptação de diversos recursos pedagógicos através da implementação da Tecnologia Assistiva. Dessa forma, mostrou-se a necessidade de reorientar as práticas vigentes e buscar novos subsídios que possibilitem delinear uma escola verdadeiramente inclusiva.

Palavras-chave : Trabalho Colaborativo; Tecnologia Assistiva; Educação inclusiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )