SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2O trabalho colaborativo na escola: o uso da tecnologia assistivaO discurso pedagógico na ditadura militar: Educação Moral e Cívica & currículo escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

RAFAEL, Ivania Maria de Sousa Carvalho; RIBEIRO, Luis Távora Furtado  y  SEGUNDO, Maria das Dores Mendes. A crise do capital e a relação com a educação brasileira. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.375-386. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644419221.

Este estudo trata da relação entre a crise do capital e a educação brasileira tendo como objetivo compreender a real função desempenhada pela educação profissional e seus desdobramentos na formação docente, no contexto atual através de um estudo teórico-bibliográfico embasado em autores que dão importância ao tema. Compreende-se a educação como um complexo advindo da categoria trabalho e, por ser também uma das instâncias da sociedade, contribui direta e indiretamente com o capitalismo através da formação de mão de obra para o mercado. Conclui-se que uma educação mesmo nos moldes do capital, pode desenvolver suas aspirações emancipadoras através de intercâmbio de processos de educação mais amplo como a própria vida e os setores que não estão ligados diretamente à educação.

Palabras clave : Educação; Educação Profissional; Crise do Capital.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )