SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue2The capital of the crisis and the relationship with brazilian educationEnvironmental little citizen project and environmental education for elementary school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

ROSTAS, Márcia Helena Sauaia Guimarães  and  ABREU, Alexandre Kerson de. O discurso pedagógico na ditadura militar: Educação Moral e Cívica & currículo escolar. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.387-398. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644415972.

Este artigo tem como objetivo analisar, a partir de uma abordagem qualitativa, o funcionamento do discurso pedagógico utilizado na disciplina de Educação Moral e Cívica, implantada nas escolas brasileiras durante o regime militar. Para isso, será realizado um estudo de caso sobre um dos livros didáticos utilizados na época: "Educação Moral e Cívica", dos autores Otto Costa, Felipe N. Moschini e José C. Paixão. Por meio da Análise de Discurso (AD) de linha francesa, procuraremos mostrar os efeitos de sentido produzidos pelo sujeito discursivo e seu interlocutor, observando as diferentes formações discursivas presentes, o processo de interpelação do sujeito pela ideologia e o conceito de interdiscurso/memória discursiva.

Keywords : Discurso Pedagógico; Análise de Discurso; Currículo; Educação Moral e Cívica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )