SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2A crise do capital e a relação com a educação brasileiraProjeto Cidadão Ambiental Mirim: contribuições à Educação Ambiental no ensino fundamental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

ROSTAS, Márcia Helena Sauaia Guimarães  y  ABREU, Alexandre Kerson de. O discurso pedagógico na ditadura militar: Educação Moral e Cívica & currículo escolar. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.387-398. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644415972.

Este artigo tem como objetivo analisar, a partir de uma abordagem qualitativa, o funcionamento do discurso pedagógico utilizado na disciplina de Educação Moral e Cívica, implantada nas escolas brasileiras durante o regime militar. Para isso, será realizado um estudo de caso sobre um dos livros didáticos utilizados na época: "Educação Moral e Cívica", dos autores Otto Costa, Felipe N. Moschini e José C. Paixão. Por meio da Análise de Discurso (AD) de linha francesa, procuraremos mostrar os efeitos de sentido produzidos pelo sujeito discursivo e seu interlocutor, observando as diferentes formações discursivas presentes, o processo de interpelação do sujeito pela ideologia e o conceito de interdiscurso/memória discursiva.

Palabras clave : Discurso Pedagógico; Análise de Discurso; Currículo; Educação Moral e Cívica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )