SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2O discurso pedagógico na ditadura militar: Educação Moral e Cívica & currículo escolarInfluências do Ensino Médio nas perspectivas de futuro de seus estudantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

DIAS, Dalva Simone Strapasson  e  CARNEIRO, Sônia Maria Marchiorato. Projeto Cidadão Ambiental Mirim: contribuições à Educação Ambiental no ensino fundamental. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.399-410. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644417963.

O trabalho tem por objetivo socializar os resultados da pesquisa que analisou as contribuições do Projeto "Cidadão Ambiental Mirim", no desenvolvimento da Educação Ambiental (EA), nos anos iniciais do ensino fundamental, no município de Colombo-PR. O referencial teórico teve como pressuposto a importância da formação cidadã do educando, comprometido com uma viável sustentabilidade socioambiental. A pesquisa qualitativa, diagnóstico-avalitativa, levantou dados por meio de observações participantes, análise documental, entrevistas e questionários com docentes, equipes pedagógicas e alunos; o tratamento dos dados embasou-se no método de análise de conteúdos. O estudo revelou que o Projeto tem potencial educativo para estimular a formação cidadã dos educandos, precisando avançar sob o foco da EA crítica, em relação ao seu desenvolvimento prático e na formação dos educadores, na perspectiva de uma educação socioambiental cidadã.

Palavras-chave : Educação Ambiental; Consciência Socioambiental Cidadã; Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )