SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2Projeto Cidadão Ambiental Mirim: contribuições à Educação Ambiental no ensino fundamental"Sou gay, sou alegre, mas não sou bagunça!": docência, homossexualidade e estética da existência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

FALEIRO, Wender; PUENTES, Roberto Valdes  y  ARAGAO, Milena Cristina. Influências do Ensino Médio nas perspectivas de futuro de seus estudantes. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.411-423. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644419030.

O presente estudo objetivou conhecer a percepção que os estudantes do Ensino Médio de Uberlândia, MG possuem sobre a influência da escola em suas vidas. O estudo foi realizado em sete escolas, com 1.040 alunos de todos os três níveis de seriação do Ensino Médio. Para a maioria dos alunos entrevistados a escola representa algum tipo de mudança positiva e, para muitos, a única finalidade da escola é melhorar as possibilidades de empregabilidade. Por outro lado, muitos demonstram estarem mais conscientes da importância das relações interpessoais, da valorização das diferenças e da diversidade cultural, e querem ter mais voz e espaços no processo educativo. Os jovens estão ansiosos por uma escola que lhes proporcione chances mínimas de trabalho e que se relacione com suas experiências presentes.

Palabras clave : Ensino Médio; Escola; Projetos de Vida; Juventudes.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )