SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2Influências do Ensino Médio nas perspectivas de futuro de seus estudantesCorpos-ouvidos destes tempos: implante coclear na mídia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

FRANCA, Filipe Gabriel Ribeiro. "Sou gay, sou alegre, mas não sou bagunça!": docência, homossexualidade e estética da existência. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.425-434. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/10.5902/1984644417122.

Este texto traz narrativas produzidas a partir de entrevistas narrativas com um professor homossexual durante uma pesquisa de mestrado. A questão analisada na pesquisa parte da seguinte inquietação: "Quais as narrativas, experiências e de que modos se constituem @s professor@s homossexuais?". Foi utilizado como referencial teórico-metodológico a perspectiva pós-estruturalista. A partir dessa perspectiva puderam ser problematizadas as formas pelas quais o professor pesquisado vai se constituindo enquanto docente homossexual e discutir como esse professor vai se produzindo nas relações de poder, nas relações com o outro e, sobretudo, como se relaciona com a instituição escolar. Assumir-se enquanto professor homossexual organiza a forma com que o sujeito se comporta dentro escola, vivenciando um contínuo processo de negociação com o outro e consigo mesmo.

Palavras-chave : Professor Homossexual; Constituição Docente; Escola.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )