SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2"Sou gay, sou alegre, mas não sou bagunça!": docência, homossexualidade e estética da existênciaA missão educacional ao Uruguai: o que dizem os jornais A Federação e o Correio do Povo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

MEDEIROS, Daniela  y  SCHWENGBER, Maria Simone Vione. Corpos-ouvidos destes tempos: implante coclear na mídia. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.435-446. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/10.5902/1984644417871.

Este artigo apresenta uma reflexão sobre as relações entre mídia e a fabricação dos sujeitos surdos. Do conjunto de materiais, recortamos do Programa Fantástico especificamente o quadro sobre saúde, na reportagem intitulada "Crianças que nasceram surdas escutam pela primeira vez". Tornamos a mídia um campo social a partir das ferramentas teóricas foucaultianas - discursos e sujeitos - analisando textos e imagens, extraindo deles seus enunciados e os regimes de verdade que produzem, de forma minuciosa, com regularidade e suposta legitimidade, um padrão social de referência e correção por meio do implante coclear - corpos-sujeitos-ouvidos - desejável. Ainda é possível perceber a invisibilização da língua de sinais e a produção de discursos que tratam a surdez como uma deficiência, localizada em um lugar de possível correção pelo implante coclear.

Palabras clave : Implante Coclear; Mídia; Surdez.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )