SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue2Roraimeira movement: intercultural anthropophagic contributions and the arts education in the state Roraima author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

NUNES, Luciana Borre. Cenas etnográficas para entender representações de masculinidades na escola. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.483-494. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/10.5902/1984644419555.

Neste texto, busca-se entender o processo de constituição de masculinidades a partir das interações entre um grupo de vinte crianças e as imagens presentes em seu cotidiano escolar. Apresentam-se os resultados da investigação de doutorado concluído em 2014, pelo Programa de Pós Graduação em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás (Brasil). A perspectiva teórica está centrada nas discussões pós-estruturalistas dos estudos da cultura visual, educação, gênero e sexualidades. A metodologia de investigação percorreu um viés etnográfico com utilização de grupos focais, fotografias e diário de campo como instrumentos de produção de dados. O texto está organizado em duas partes: (1) cultura visual e possibilidades etnográficas em pesquisas com crianças e; (2) representações de masculinidades em sala de aula a partir dos estudos de gênero e sexualidades.

Keywords : Cultura Visual; Escola; Masculinidades; Etnografia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )